top of page
Weston_Logo_PNG-7.png

Novas publicações toda Segunda as 18:00hs Roqueiro | Mofado

LISTA DAS 20 MELHORES BALADAS DO HARD ROCK / HEAVY METAL

Atualizado: 15 de set. de 2023

Na tentativa de elaborar listas de melhores disso ou daquilo, é sempre prudente esclarecer que invariavelmente é segundo minha ótica pessoal, então mais uma vez, me atrevo a fazer um rol, desta feita, de baladas do universo do hard rock/heavy metal, estabelecendo dois critérios bem definidos: meu gosto pessoal e quão marcante foi para mim e por evidente acresço um terceiro elemento, o sucesso e repercussão, podendo influenciar na inclusão nesta lista.

De antemão, não posso fugir muito das bandas de Hair Metal, afinal além de possuírem inúmeras músicas de sucesso e melodias marcantes, não escondo de ninguém minha devoção ao movimento, portanto, me perdoem os não fãs do gênero pelo recheio considerável delas aqui. Fixei em 20 músicas, mas com certeza essa lista de 20 poderia conter umas 50. Vamos a ela na ordem decrescente. E se me indagarem sobre ela amanhã, provavelmente vou divergir de algo.

E faço uma última ressalva, existem algumas excepcionais canções que de tanto tocarem e de tanto ouvir, não consigo inserir na lista de melhores, apesar de reconhecer a qualidade. É o caso, por exemplo, de Stairway to Heaven do Led, Still Loving You do Scorpions ou Love Of My Life do Queen, dentre outras. Aliás, seria um bom mote para uma próxima lista: “As músicas que são demais, mas não agüento mais...” Chega de spoiler para próximos textos e vamos a lista.


20 – Love Song – Ac/dc – Apesar de nem Angus Young suportar a música e ter sido exigência da gravadora australiana para lançar o álbum dos caras na terra dos Cangurus, não posso deixar de fora essa raridade que é ver Bon Scott cantando uma balada, onde demonstra toda versatilidade de seus vocais e parece ter gravado com a voz limpa e mente sóbria...



19 - Every Rose Has Its Thorn – Poison – Das inúmeras que a banda possui a que mais me agrada é essa. A apoteose que foi a gravação do clipe à época demonstra como a coisa estava indo pro brejo em termos de artificialidade, mas a música é boa.



18 - Nothing else Metters – Metallica – Muito embora tem tocado a exaustão em 1991, considero uma obra prima e até hoje não canso de ouvir.



17 - The Price – Twisted Sister – Extraída do disco mais vendido da turma Stay Hungry, parece ter sido colocada na bolacha com maestria, pois revela uma faceta épica da banda. O clipe é bem legal, também.



16 - Wasted Time – Skid Row – Do excepcional e pesado álbum Slave to the Grind, a balada soa firme e consistente. Adoro! Sebastian Bach no auge.



15Eyes Without a Face – Billy Idol – O velho e bom Billy Idol – tenho uma relação quase sensorial com essa música e até hoje quando escuto sinto o seu impacto em minha pessoa.



14 - Cinderella – Don’t Know What You Got (Till it’s Gone) – Acho essa banda de Glam Metal umas das melhores de todas e essa balada, com direito a piano de calda e tudo mais, diz tudo sobre os caras.



13 - Holiday – Scorpions – Os reis das baladas não poderiam faltar nesta lista e escolhi essa porque é menos tema de “cabaré” (culpa dos inferninhos que adoravam tocá-las) do que algumas outras da trupe alemã.



12 - Sleeping in the Fire – Wasp – Pouca gente sabe, mas as bandas de hair metal, principalmente as mais pesadas como o WASP, tinham que pagar um pedágio às gravadoras: uma baladinha para poder tocar o que realmente os caras queriam, as pesadas. Nesse caso o acerto dessa música é em cheio, ver Black Lawless e aquele vozeirão cantando essa música é de arrepiar.



11 - Home Sweet Home – Motley Crue – Maior banda do Glam, não poderia ficar de fora. Música que consolidou a banda no que pertine a balada de arrasar quarteirões. I am on my way!



10 - Dream on – Aerosmith – Inaugurando o top ten, não poderia ser melhor. Música que é a cara da banda e a define como de Arena.



09 - Changes – Black Sabbath – Olha ele aí, o Príncipe da Trevas se consagra aqui, numa bela canção que remete até os Beatles. Top!



08 - To be With you – Mr Big – A banda é demais e Eric Martin não podia ficar de fora e merece muito estar nesta posição. Dessas que do primeiro acorde já se percebe que são eles.



07 - Kiss – A World Without Heroes – Os mascarados possuem inúmeras baladas, até pensei em inserir I Still Love You, mas ouvir o Gene cantando do jeito que ele canta nessa canção é de arrepiar.



06 - Resist – Rush – Banda excepcional, até quando se atreve a suavizar seu som. Que música fantástica e carismática. Geddy Lee destilando competência e técnica.



05 - Save Me – Queen – Outra super banda que possui diversas baladas de respeito, mas esta em especial me toca por ter algo espiritual. Simplesmente adoro essa música.



04 - Catch the Rainbow – Rainbow – Não sei nem como definir está música. Dio estreando no Rainbow, dando aula de como cantar e mantendo potência sem precisar necessariamente aumentar a voz. Linda, perfeita!



03 – Wanted Dead or Alive – Bon Jovi – Chegando ao pódio, não tem como deixar de fora os donos das músicas lentas e de estrondoso sucesso. O ar meio “cowboy” da canção é o diferencial desta e que me motiva a colocar aqui.



02 - Freebird – Lynyrd Skynyrdy – Melhor banda de Southern Rock de todos os tempos e responsável pelo enorme sucesso da banda, insere-se aqui por ser na minha opinião a mais épica da lista.



01 - Guns and Roses – November Rain – Não há como discordar do tamanho desta banda à época, desta música e do clipe. Tudo aqui foi grandioso e apesar de quase ter enchido as medidas do tanto que tocou, não consigo deixar de admirá-la até hoje.



Bem, e aí? Muita coisa ficou de fora, algumas faltaram, mas lista sempre atrai discussões e polêmica. Opinem e podem criticar a vontade a minha.


GODOY BALADA

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page